Melhorando rapidamente o desempenho operacional e financeiro de aftermarket de uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do mundo no Brasil

Nosso Cliente

Um dos mais tradicionais fabricantes de automóveis do Brasil, contando com mais de 200.000 funcionários e mais de 20.000 revendedores em todo o mundo, as marcas dinâmicas deste nosso Cliente oferecem uma vasta gama de veículos em mais de 100 países ao redor do mundo.

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Cenário:

  • Apesar de manter grandes e robustas operações, respeitável market-share e boa retenção de Clientes, nosso Cliente estava enfrentando dificuldades de profitabilidade no mercado de reposição: as margens de negócio haviam caído muito abaixo de níveis aceitáveis​​, e não mostravam tendências de recuperação.
  • O aftermarket local é grande e promissor, mas vem sofrendo forte concorrência de produtores locais e distribuidores independentes, que abastecem o mercado com produtos de baixa qualidade, e preços que pressionam margens ainda mais.

Abordagem:

  • Contando com total apoio do top management, uma iniciativa de melhoria de desempenho rápido direcionada ao mercado de reposição: uma análise de Fatos e Números conjunta com avaliações operacionais e de mecanismos de geração de receita e de drivers de custos, numa iniciativa de 8 semanas, finalizada com a definição de medidas de ação imediata para implementação.
  • Processos e políticas de vendas, modelos de precificação, bem como parâmetros de supply-chain foram revisitados e readaptados, com envolvimento de principais fornecedores estratégicos e de distribuidores.

Resultados:

  • Um potencial anual de US$ 30 milhões em aumento de receitas de vendas foi identificado, verificado e traduzido em mudanças nas políticas de preços e de vendas.
  • Mais de US$ 80 milhões em oportunidades de redução de custos foram identificada, especialmente em logística inbound, e em otimização de CDs.
  • Além disso, uma redução de capital de giro de US$ 150 milhões foi conseguida, com base em novas políticas de estoque de peças e em medidas de otimização de distribuição.


 

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