Avaliando modelos de negócios e apoiando o processo de tomada de decisão diante do envolvimento em um programa de defesa nacional

Nosso Cliente

Altamente diversificado, com receita líquida anual consolidada superior a US$ 10 bilhões, atuando como um importante player nas áreas de negócios de Cimento, Concessões, Engenharia e Construção, Ferroviária e Energia, Vestuário e Calçados, Desenvolvimento Imobiliário e Construção Naval, e empregando cerca de 60.000 profissionais em mais de 20 países, nosso Cliente é um dos maiores grupos empresariais do Brasil.

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Cenário:

  • Ativos existentes e operações tocadas pelo Cliente criaram motivação para a participação numa iniciativa de defesa nacional, mais especificamente no negócio de construção naval militar.
  • O processo de tomada de decisão de entrada no mercado deveria considerar um conjunto de alternativas com diferentes cenários de investimento e atribuições estratégicas e operacionais diversificadas em possíveis joint-ventures.

Abordagem:

  • Inicialmente, foi analisado o apetite de riscos dos controladores, e derivada uma função de utilidade corporativa em face dos riscos associados à empreitada.
  • Em seguida, foi desenvolvido um conjunto pragmático de 17 alternativas de negócios com respectivas consequências operacionais e financeiras.
  • Finalmente, avaliamos todas as alternativas e fizemos a nossa recomendação final com base no mercado, na avaliação da concorrência e no apetite de riscos.

Resultados:

  • Uma estrutura para tomada de decisões com relação à entrada no mercado objetivo, compreendendo objetivamente os riscos e oportunidades de negócios.
  • Diretrizes para o estabelecimento de joint-ventures com potenciais parceiros internacionais de nossos Clientes.
  • Documentação sobre potencial de mercado, posicionamento de concorrentes, análises de sinergias e de business-cases.
  • Uma estratégia Go-to-market realista foi recomendada.


 

Melhorando rapidamente o desempenho operacional e financeiro de aftermarket de uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do mundo no Brasil

Nosso Cliente

Um dos mais tradicionais fabricantes de automóveis do Brasil, contando com mais de 200.000 funcionários e mais de 20.000 revendedores em todo o mundo, as marcas dinâmicas deste nosso Cliente oferecem uma vasta gama de veículos em mais de 100 países ao redor do mundo.

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Cenário:

  • Apesar de manter grandes e robustas operações, respeitável market-share e boa retenção de Clientes, nosso Cliente estava enfrentando dificuldades de profitabilidade no mercado de reposição: as margens de negócio haviam caído muito abaixo de níveis aceitáveis​​, e não mostravam tendências de recuperação.
  • O aftermarket local é grande e promissor, mas vem sofrendo forte concorrência de produtores locais e distribuidores independentes, que abastecem o mercado com produtos de baixa qualidade, e preços que pressionam margens ainda mais.

Abordagem:

  • Contando com total apoio do top management, uma iniciativa de melhoria de desempenho rápido direcionada ao mercado de reposição: uma análise de Fatos e Números conjunta com avaliações operacionais e de mecanismos de geração de receita e de drivers de custos, numa iniciativa de 8 semanas, finalizada com a definição de medidas de ação imediata para implementação.
  • Processos e políticas de vendas, modelos de precificação, bem como parâmetros de supply-chain foram revisitados e readaptados, com envolvimento de principais fornecedores estratégicos e de distribuidores.

Resultados:

  • Um potencial anual de US$ 30 milhões em aumento de receitas de vendas foi identificado, verificado e traduzido em mudanças nas políticas de preços e de vendas.
  • Mais de US$ 80 milhões em oportunidades de redução de custos foram identificada, especialmente em logística inbound, e em otimização de CDs.
  • Além disso, uma redução de capital de giro de US$ 150 milhões foi conseguida, com base em novas políticas de estoque de peças e em medidas de otimização de distribuição.


 

Reestruturação das áreas de suprimentos de um dos maiores conglomerados brasileiros

Nosso Cliente

Altamente diversificado, com receita líquida anual consolidada superior a US$ 10 bilhões, atuando como um importante player nas áreas de negócios de Cimento, Concessões, Engenharia e Construção, Ferroviária e Energia, Vestuário e Calçados, Desenvolvimento Imobiliário e Construção Naval, e empregando cerca de 60.000 profissionais em mais de 20 países, nosso Cliente é um dos maiores grupos empresariais do Brasil.

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Cenário:

  • Nosso Cliente buscava definir o nível ideal de centralização de seus processos de suprimentos e a respectiva organização para o negócio de construção; um clássico trade-off: autonomia para compras locais oferece agilidade para as unidades de negócios, ao passo que a centralização traz sinergias significativas e oportunidades de redução de custos globais.
  • A solução deveria definir rapidamente uma nova configuração em Procurement, sem arriscar o suprimento de matérias-primas, equipamentos e serviços.

Abordagem:

  • Como primeiro passo, foi realizada uma análise spend com base em transações de compras recentes, a fim de se obterem tendências de demandas futuras.
  • A seguir, nós desenvolvemos um conjunto de processos de suprimentos, considerando-se níveis de serviços específicos para diferentes categorias.
  • Finalmente, definimos uma organização central de compras e as equipes de compras locais para apoiar a nova configuração de processos.

Resultados:

  • Uma configuração customizada para a área de suprimentos, incluindo processos e métodos, estrutura organizacional e diretrizes comportamentais adequadas.
  • Uma ferramenta de gerenciamento de fornecedores com base em avaliações de performance logística, comercial e técnica.
  • Um plano de redução de custos com base nas sinergias esperadas alinhado com a estratégia global de negócios.


 

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