Avaliando modelos de negócios e apoiando o processo de tomada de decisão diante do envolvimento em um programa de defesa nacional
Nosso Cliente
Altamente diversificado, com receita líquida anual consolidada superior a US$ 10 bilhões, atuando como um importante player nas áreas de negócios de Cimento, Concessões, Engenharia e Construção, Ferroviária e Energia, Vestuário e Calçados, Desenvolvimento Imobiliário e Construção Naval, e empregando cerca de 60.000 profissionais em mais de 20 países, nosso Cliente é um dos maiores grupos empresariais do Brasil.
Cenário:
- Ativos existentes e operações tocadas pelo Cliente criaram motivação para a participação numa iniciativa de defesa nacional, mais especificamente no negócio de construção naval militar.
- O processo de tomada de decisão de entrada no mercado deveria considerar um conjunto de alternativas com diferentes cenários de investimento e atribuições estratégicas e operacionais diversificadas em possíveis joint-ventures.
Abordagem:
- Inicialmente, foi analisado o apetite de riscos dos controladores, e derivada uma função de utilidade corporativa em face dos riscos associados à empreitada.
- Em seguida, foi desenvolvido um conjunto pragmático de 17 alternativas de negócios com respectivas consequências operacionais e financeiras.
- Finalmente, avaliamos todas as alternativas e fizemos a nossa recomendação final com base no mercado, na avaliação da concorrência e no apetite de riscos.
Resultados:
- Uma estrutura para tomada de decisões com relação à entrada no mercado objetivo, compreendendo objetivamente os riscos e oportunidades de negócios.
- Diretrizes para o estabelecimento de joint-ventures com potenciais parceiros internacionais de nossos Clientes.
- Documentação sobre potencial de mercado, posicionamento de concorrentes, análises de sinergias e de business-cases.
- Uma estratégia Go-to-market realista foi recomendada.